Sequência Didática: Descobrindo o nosso Folclore
Disciplina: Língua Portuguesa/Natureza e Sociedade (História,
Ciências Geografia).
Turmas: 1ºs anos
Justificativa:
A globalização é um fenômeno
caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e
culturais entre os países. Essa intensificação cultural ocorre em razão da
transmissão de grandes quantidades de informação em tempo real em virtude do vertiginoso
desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicações e redunda na importação de elementos
culturais e consequentemente na marginalização dos elementos culturais
nacionais promovendo dessa forma uma sobreposição cultural.
O folclore é um instrumento de valorização
da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade
brasileira.
Por intermédio de suas
brincadeiras, cantigas, provérbios, crendices, o folclore propicia o
aprendizado da escrita e leitura como prática social de forma lúdica e
prazerosa.
Localização; Exploração dos diversos ambientes escolares,
tais como: sala de aula, sala de educação física, laboratório de informática, sala
de leitura, quadra.
Recurso Humano: Professores regentes de sala, Inglês, Informática, Sala de Leitura,
Educação Física.
Objetivos
·
Avançar no conhecimento da linguagem
escrita e do sistema alfabético
·
Conhecer as principais manifestações
folclóricas do nosso país;
·
Organizar uma exposição com o tema:
“Faço parte do Folclore Brasileiro”.
·
Resgatar os valores culturais dos pais,
avós dos nossos alunos.
Conteúdos
·
Língua Portuguesa - Leitura e escrita: Adivinhas,
parlendas, provérbios,
Lenda do saci, Cupira, mula sem cabeça, boto
cor de Rosa e Iara.
Escrita-
Texto coletivo- Cada sala escolhe uma lenda.
·
Geografia - Lugar e tempo
·
Historia – Família - Tempo histórico
(Brincadeiras de ontem /hoje).
·
Ciências - Meio ambiente
Tempo
estimado: 3 dias
Material
necessário:
Textos
escritos e impressos, brinquedos.
Desenvolvimento:
·
Identificar o conhecimento prévio da
turma, para poder introduzir o histórico referente à
origem do Folclore Brasileiro.
·
Leitura deleite
·
Roda de conversa
Procedimento:
·
O professor escolhe um meio bem
instigante de contar para os alunos sobre a Origem do Folclore Brasileiro, a
partir disso faz uma roda de leitura de diversas lendas, a fim de identificar o
conhecimento dos alunos sobre o tema. (oralidade)
·
Escrita – Listas e textos coletivos
·
Educação Física - (habilidades físicas)
·
Brincadeiras de Roda - Com as
brincadeiras de rodas as crianças podem desenvolver habilidades de Matemática direita, esquerda, alto,
baixo, frente, atrás etc.
·
Horário de Música entre os 1º Anos - Cantigas
infantis: ensinar as crianças músicas sobre nosso folclore (SOCIAIS). Nosso intervalo é complementado por músicas e
brincadeiras após o lanche. Nessa semana estaremos cantando músicas, cantigas
de roda, resgatando assim, o que eles conhecem.
·
História - Resgatando brincadeiras de ontem e de
hoje, lista com várias brincadeiras e pedir para as crianças ligarem, se são
brincadeiras de ontem ou de hoje.
·
Para Casa - Pergunte para o papai e para a mamãe,
do que eles brincavam quando crianças.
PRIMEIRO DIA
·
Roda de conversa:
Você conhece a Mula Sem Cabeça? Curupira? Lobisomem? Sabia que eles
fazem parte do Folclore Brasileiro?
Mas talvez você não saiba que não é só de assombração que é feito o
mundo do folclore . tem também os costumes , as tradições, músicas,, linguagem,
brinquedos, brincadeiras, artesanato, festas populares.
Alem das lendas e danças folclóricas existe também a música folclórica
composta pelas cirandas de roda, cantigas, serenatas, ... isso tudo sem falar
da Literatura: trava-linguá, quadrinhas,
parlendas, . tem muita coisa pra gente aprender com o Folclore.
Hoje , na nossa aula vamos falar de lendas
LENDA é uma historia cheia de fantasia que é contada de geração em
geração através dos tempos. Elas são em grande parte historias muito antigas e
que muita gente já escutou.
·
Lista de algumas lendas e de
personagens do folclore.
Boi Bumbá
Boitatá
Boto Cor de Rosa
Curupira
Mula Sem Cabeça
Vitoria Régia
Saci-Pererê
Negrinho do Pastoreio
Iara
·
Pinte a lenda que você já ouviu:
·
Relatar o que sabe sobre as lendas
·
Musica no pátio-samba -Lele, o cravo
brigou com a rosa,
a barata diz que tem
Observação: As músicas folclóricas, assim como as cantigas de roda,
devem ser cantadas acompanhadas de muita coreografia. A criança nesta fase é “corpo”,
a linguagem não existe sem o movimento corporal. Por esta razão, use e abuse
dos gestos e movimentos (muitas letras já os sugerem).
Português: Lenda do saci e dobradura e bilhete (texto coletivo)
Matemática: Gráfico sobre a lenda que quer ouvir na próxima aula
Geografia: ambiente - mudança nas florestas - preservação
História: lendas ontem e hoje
Para Casa-Bilhete para a família
pedindo que relatem as brincadeiras preferidas de quando eram pequenos
SEGUNDO DIA
Roda de conversa: Durante esta
conversa pedir para as crianças que peguem a lição de casa, com as brincadeiras
dos pais.
Qual brincadeira nunca ouviu falar e nem sabe como brincam??
Que tipo de brincadeira os pais brincavam??
E hoje o que vocês brincam?/
Que brincadeira seus pais brincavam e vocês brincam??
Historia do Dia- Lenda do boitatá
Após o intervalo brincadeiras de roda ( se eu fosse um peixinho, tango
–tango morena)
Lingua Portuguesa- Lista comparativa brincadeiras de ontem e de hoje
Informática- Vídeo resumo das lendas mais conhecidas.
Educação física- Contato com alguns brinquedos que os pais brincavam
,como carrinho de rolimã.
Matemática- Tabela das brincadeiras preferidas das crianças
TERCEIRO DIA
Roda de conversa: trava língua, parlendas, adivinhas
Perguntar para crianças exemplos de trava línguas, parlendas e
adivinhas, mostrar com cartazes alguns modelos. Perguntar se eles gostam mais
de trava língua, parlendas ou adivinhas.
Vídeo: sitio do pica-pau amarelo “as aventuras do saci”- Duração de 2
horas. O vídeo,fala da importância de cuidar da nossa mata, respeitar o meio
ambiente(Geografia, ciências),fala das travessuras e das características do saci Pererê.
Leitura – Iara
Artes- Quebra –cabeça- Iara
Sala de Informática: Apresentação do vídeo contando lendas do Folclore e atividade no Paint:
Atividades dos alunos dos 1ºs anos Folclore:
Amei! Vou aplicar com minha turminha!
ResponderExcluirAmei! Vou aplicar com minha turminha!
ResponderExcluirbom
ResponderExcluirMuito interessante!!!
ResponderExcluirpara estudar
ResponderExcluirMuito boa essa sequência ,gostei muito
ResponderExcluirParabéns! Adorei ❤
ResponderExcluirAmei!!
ResponderExcluirMuito interessante! Vou pegar algumas dicas para utilizar com os alunos e professoras da minha escola.
ResponderExcluirMuito boa essa sequencia
ResponderExcluirAMEI...PARABÉNS.
ResponderExcluir