terça-feira, 10 de setembro de 2013

Trilha Alfabética...

                                              
                                                                  PNAIC
              PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
            NA IDADE CERTA
            ATIVIDADE LÚDICA
               TRILHA ALFABÉTICA

 As turminhas dos 1ºanos da E.M.E.F. Ayres Martins Torres realizaram a atividade Trilha Alfabética e a Professora Edinéia do 1º ano A veio nos contar como é esta atividade apresentando seu projeto e contando seu relato:

 A atividade lúdica vem sendo considerada como um recurso muito importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, ou seja, nos jogos e brincadeiras, a criança pode escolher entre aceitar ou discordar de certas convenções. Além disso, oferece-se possibilidade de aprender sobre soluções de conflitos, lealdade e estratégias, tanto de cooperação como de competição social. Este pode ser um meio de promover aprendizagem ou induzir comportamentos.

Nesta atividade dividi a turma em grupos com cinco participantes onde cada participante por sua vez lança o dado e avança até a casa que sorteou, contando-a. Ao chegar à casa sorteada, diz as letras do alfabeto por onde passou.
               Na casa que o participante parar deverá dizer duas palavras que começam com essa letra.
                 O próximo participante joga o dado e continua a contagem de onde seu colega parou e diz as letras do alfabeto por onde passou, e assim, sucessivamente.

Materiais:
              -Letras do alfabeto

-Dado grande

Atividade para ser realizada no pátio, na quadra, ou na sala de Educação Física.

                 Relato:

Realizei esta atividade no dia 24/07/2013, dividi os alunos em grupos de cinco, fiz a trilha com letras de EVA, confeccionamos um dado grande e bem colorido, fomos ao pátio da escola e lá conduzi a atividade.
                 No primeiro momento combinamos algumas regras para o bom desenvolvimento da mesma, como não pisar nas letras, respeitar a vez dos colegas, ficar em silêncio para ouvir o outro e ajudá-lo quando necessário etc.
                 Os alunos ficaram muito empolgados e a participação foi maravilhosa.
                Formamos os grupos, eles foram se organizando cada grupo à sua maneira: uns fizeram fila, outros ficaram lada a lado.
                À medida que jogavam o dado, contavam quantas casas teriam que percorrer e depois falavam o alfabeto até a letra em que estavam.
                Logo depois falavam duas palavras e o próximo colega de grupo jogava o dado.
                  Fiquei impressionada ao ver os alunos na fase alfabética e silábico-alfabética ajudando os colegas que eram silábicos com e sem valor, dando “dicas”: se o aluno parava na letra.

·                                  N - “O que tem no céu?” Nuvem.

·                                           R - “Por onde o carro anda?” Rua.

·                                           B - “o que você chuta e faz gol?” Bola. 

                   E assim por diante. Logo após, fizemos uma lista com as letras do alfabeto onde eles foram escrevendo as palavras que os colegas tinham dito ou escrevendo algumas que eles mesmos se lembravam, foi muito enriquecedor.

                                                                                                 
EDINÉIA DE OLIVEIRA GARCIA DE LIMA


Registro da Atividade:






   

Nenhum comentário:

Postar um comentário