terça-feira, 17 de setembro de 2013

Projeto Leitura Simultânea...

Projeto-Leitura Simultânea
1ºs anos da Emef Ayres Martins Torres

1.    JUSTIFICATIVA

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse a leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
 Nós, professoras do 1º ano do ensino de nove anos Ana Paula, Edineia, Monalisa e Marcia juntamente com a  professora Eunice POSL da unidade  resolvemos implantar na Nossa Unidade Escolar este projeto após proposta do curso PNAIC (Plano de alfabetização na idade certa), um projeto que busca resgatar o valor da leitura prazerosa e veículo de emancipação social e promoção da cidadania.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.

 2. OBJETIVO

 O Projeto de Leitura tem como objetivo familiarizar as crianças com os livros e estimular o hábito e o interesse pela leitura, buscando cativar e atrair os alunos para terem mais intimidade com o mundo da leitura. Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno. Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
Estimular o desejo de novas leituras;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;

3-PLANO DE AÇÂO

·          Ler o projeto em Jeif;
·          Reunião com os professores e estagiários do Pnaic envolvidos, para esclarecimentos sobre o projeto e sugestões.
·          Os encontros serão semanalmente, `as sextas-feiras, na segunda aula (14:30`as 15:15).
·          Cada leitor deverá escolher seu livro
·           Os grupos serão diferenciados por cor. Cada professor dividirá sua turma de 30 alunos em 6 grupos.
·          Serão necessários 6 leitores e 1 pessoa para tirar foto e acompanhar o Felipe (NEE), caso a professora precise de auxílio.
·          O leitor fara a mesma leitura semanalmente, ate que os 6 grupos passem por ele.

 4. METODOLOGIA DA LEITURA

·          Preparar ambiente com tapete
·          Sentar os alunos no chão em roda
·           Apresentar autor/ilustrador
·          Falar o titulo e levantar hipóteses sobre o enredo baseados no título
·          Mostrar a capa, a contra capa, observando: Título, nome do autor e ilustrador, editora, imagens da capa e outros detalhes que achar interessantes.
·          Ler a história diretamente do livro, sem mostrar as imagens (Diga aos alunos que eles deverão imagina- lás), usar entonação de voz adequada ao enredo e aos personagens.
·          Conversar com as crianças sobre a história lida, como eles imaginaram as imagens, os personagens. Retomar as hipóteses levantadas anteriormente. Verificar qual parte eles mais gostaram, se mudariam alguma coisa na história, etc...
·          Mostrar as imagens fazendo observações.
·          Passar o livro para os alunos apalparem, observarem, sentirem.

5- RECURSOS

Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação, a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica, estagiárias, professora da Sala de Leitura.
6 ambientes diferentes- 4 salas de aula, 1 sala de leitura, 1 sala de vídeo.
Recursos materiais: livros infantis, revistas, tapetes para roda da leitura, 120 porta crachá.

6. CRONOGRAMA

O Projeto de Leitura acontecerá no ano de 2013. A cada bimestre mudaremos os livros, nos reuniremos às quintas feiras para avaliação do projeto às 15h15min.
Livros selecionados -3º Bimestre de 2013
1-      Os sapos Bocarrão
2-    A Joaninha que perdeu suas pintinhas
3-    O rei Bigodeira e sua Banheira
4-    O casamento do rato com a filha do besouro
5-    Cadê o docinho que estava aqui
6-    Bruxa, Bruxa


Nenhum comentário:

Postar um comentário