Projeto-Leitura
Simultânea
1ºs anos da
Emef Ayres Martins Torres
1. JUSTIFICATIVA
Percebemos
que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler.
Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no
núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse a leitura
e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário
precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos,
poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos
conteúdos escolares.
Nós, professoras do 1º ano do ensino de nove anos
Ana Paula, Edineia, Monalisa e Marcia juntamente com a professora Eunice POSL da unidade resolvemos implantar na Nossa Unidade Escolar
este projeto após proposta do curso PNAIC (Plano de alfabetização na idade
certa), um projeto que busca resgatar o valor da leitura prazerosa e veículo de
emancipação social e promoção da cidadania.
Através
da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo,
decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da
existência.
2.
OBJETIVO
O Projeto de Leitura tem como
objetivo familiarizar as crianças com os livros e estimular o hábito e o
interesse pela leitura, buscando cativar e atrair os alunos para terem mais
intimidade com o mundo da leitura. Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial
cognitivo e criativo do aluno. Promover o desenvolvimento do vocabulário,
favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Possibilitar
o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto
processo a leitura e a escrita.
Estimular
o desejo de novas leituras;
Possibilitar
a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Possibilitar
produções orais, escritas e em outras linguagens;
3-PLANO DE AÇÂO
·
Ler o
projeto em Jeif;
·
Reunião
com os professores e estagiários do Pnaic envolvidos, para esclarecimentos
sobre o projeto e sugestões.
·
Os
encontros serão semanalmente, `as sextas-feiras, na segunda aula (14:30`as 15:15).
·
Cada leitor
deverá escolher seu livro
·
Os grupos serão diferenciados por cor. Cada
professor dividirá sua turma de 30 alunos em 6 grupos.
·
Serão
necessários 6 leitores e 1 pessoa para tirar foto e acompanhar o Felipe (NEE),
caso a professora precise de auxílio.
·
O
leitor fara a mesma leitura semanalmente, ate que os 6 grupos passem por ele.
4. METODOLOGIA DA LEITURA
·
Preparar
ambiente com tapete
·
Sentar
os alunos no chão em roda
·
Apresentar autor/ilustrador
·
Falar o
titulo e levantar hipóteses sobre o enredo baseados no título
·
Mostrar
a capa, a contra capa, observando: Título, nome do autor e ilustrador, editora,
imagens da capa e outros detalhes que achar interessantes.
·
Ler a
história diretamente do livro, sem mostrar as imagens (Diga aos alunos que eles
deverão imagina- lás), usar entonação de voz adequada ao enredo e aos
personagens.
·
Conversar
com as crianças sobre a história lida, como eles imaginaram as imagens, os
personagens. Retomar as hipóteses levantadas anteriormente. Verificar qual
parte eles mais gostaram, se mudariam alguma coisa na história, etc...
·
Mostrar
as imagens fazendo observações.
·
Passar
o livro para os alunos apalparem, observarem, sentirem.
5- RECURSOS
Recursos
humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação, a participação
ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica, estagiárias,
professora da Sala de Leitura.
6
ambientes diferentes- 4 salas de aula, 1 sala de leitura, 1 sala de vídeo.
Recursos
materiais: livros infantis, revistas, tapetes para roda da leitura, 120 porta crachá.
6. CRONOGRAMA
O Projeto
de Leitura acontecerá no ano de 2013. A cada bimestre mudaremos os livros, nos
reuniremos às quintas feiras para avaliação do projeto às 15h15min.
Livros
selecionados -3º Bimestre de 2013
1-
Os
sapos Bocarrão
2-
A
Joaninha que perdeu suas pintinhas
3-
O rei
Bigodeira e sua Banheira
4-
O
casamento do rato com a filha do besouro
5-
Cadê o
docinho que estava aqui
6-
Bruxa,
Bruxa
Nenhum comentário:
Postar um comentário